Diversidade artística na Paulista
Pintores, desenhistas e dançarinos se espalham pela larga Avenida Paulista e enfeitam a cidade.
Como ponto de passagem de pedestres, trabalhadores e trabalhadoras, ambulantes e pessoas do país inteiro, a Avenida Paulista se revela como um local promissor no sentido de proporcionar uma boa visibilidade para qualquer manifestação artística e cultural que nela estiver apresentada. Dançarinos, pintores e desenhistas se distribuem pela larga avenida e chamam atenção da apressada cidade.
O fato de a arte ser apresentada nas ruas lhe traz modificações. Marco Andrade afirma que a baixa procura por seus quadros o estimulou a criar novas técnicas, a fim de chamar mais atenção dos pedestres. Dessa forma, entendemos que a arte não só influencia na maneira como os cidadãos veem o ambiente urbano, mas também é influenciada por ele.
Alguns afirmam que o estabelecimento da arte na rua faz com que o artista tenha mais liberdade para definir o preço que desejar para vender seus artigos, enquanto outros acreditam que apenas a visibilidade e atenção despertada em alguns passantes pela avenida já é o suficiente para gerar satisfação ao artista. A arte catalogada em galerias, juntamente com o custo que é embutido nela, acaba inibindo a atuação de alguns artistas, fazendo-os irem até as ruas na busca por reconhecimento.
No vídeo a seguir, você fica conhecendo essas opiniões dos artistas da Avenida Paulista, além dos trabalhos realizados por eles.