Restinga Crew: grupo representa a identidade do bairro Porto-Alegrense
O Restinga Crew é um grupo de dança de rua da cidade de Porto Alegre, que completou 11 anos de existência no mês de novembro. O início não foi fácil. Em uma apresentação na cidade de Porto Alegre, eles foram vitímas de grande preconceito: outros artistas que deveriam se apresentar no evento daquela noite não compareceram por medo de compartilhar o espaço com os garotos do bairro mal-afamado e deixar roupas e objetos de valor ao alcance deles.
Por isso a escolha do nome Restinga. É uma afirmação de origem e faz referência à ideologia do grupo: vindos da Restinga, bairro de grande concentração da população carente e negra da periferia de Porto Alegre, o grupo busca desde o início mostrar o potencial do local e das pessoas que lá estão.
Definem-se como b.boys e a dança carrega o estilo breaking. Trazendo uma estampa mais underground, não cogitam dançar fora das ruas, já que essa forma de se expressar nasceu no espaço urbano.

Foto: Arquivo do grupo
Grupo Restinga Crew reunido
Dezenas de seus dançarinos despontaram no cenário artístico de Porto Alegre e, assim, construíram uma das mais respeitadas e sólidas carreiras da cidade. O grupo já se apresentou em vários lugares do Brasil e do mundo.
Em 2012, conquistaram o primeiro lugar na categoria Destaque em Danças Urbanas do Prêmio Açorianos*. Além disso, o Restinga Crew se sobressaiu pela iniciativa da fusão do Hip Hop com a Educação, devido ao seu trabalho de resgate social através de oficinas abertas para todas as idades, embora com público maior de adolescentes.
* O Prêmio Açorianos é o mais importante prêmio artístico da cidade de Porto Alegre. Foi instituído pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre em 1977, e atualmente abrange vários tipos de arte.
Conversamos com o dançarino e professor Markinhos Cko, que há nove anos faz parte dessa turma. Confira essa entrevista.
O vídeo abaixo é uma apresentação do Restinga no Teatro Renascença (PA/RS) em 2012 e exemplifica bem a qualidade do trabalho deles. Vamos conhecer?