“Mais do que tudo, mais do que todos, é o coração de Juiz de Fora”
O Jornalista juizforano Wilson Cid conta um pouco da história e curiosidades da Halfeld. A primeira delas refere-se ao antigo nome da rua e como se deu a escolha do atual. “A rua Halfeld mais do que tudo, mais do que todos, é o coração de Juiz de Fora. Foi uma das primeiras ruas da cidade. Originalmente chamada "Rua da Califórnia", ela se extendia até a Rio Branco. De lá pra cima chamava-se rua da Câmara. Quando Dom Pedro II veio pra Juiz de Fora em 1861 para a inauguração da União Indústria, desejaram tirar o nome de Califórnia e dar a rua o nome de Dom Pedro II, mas ele recusou.Ele na hora sugeriu que chamasse Halfeld, até hoje ficou. Mas não só aquele trecho que vai do [rio] Paraibuna até a Rio Branco, mas toda a extensão, até lá na subida do Cristo.”
A importância da rua para a cidade não diz respeito somente às atividades econômicas que lá são desenvolvidas. As manifestações culturais também ganham visibilidade na Halfeld. “Ela sempre dividiu com a Rio Branco, antigamente rua Direita, os grandes eventos, o carnaval por exemplo não podia ser feito a não ser na rua, os desfiles, a concentração dos blocos carnavalescos e os grandes eventos cívicos também. Quando o presidente Getúlio Vargas veio a Juiz de Fora, veio a carro aberto na rua Halfeld”.
Por Vaninha Black

Wilson Cid
Foto: Reprodução
Wilson cita construções importantes que se situam na rua, como o Cine Theatro Central e a primeira galeria da cidade, a Pio X. Algumas tradições que foram modificadas com o passar do tempo também são relatadas por ele. “Tem o apito da Meio Dia, que, por volta de 1927, apitava os grandes acontecimentos da cidade. Hoje ele só apita ao meio-dia. Ele simbolizava antigamente quando ocorria incêndio, quando tinha desfiles, grandes acontecimentos como o fim da guerra, a morte do papa.”
Um acontecimento curioso de sua infância envolvendo a Halfeld é relatado por Wilson. “Me lembro ainda menino estava com o meu pai em 1945, no Cine-Theatro Central. Eu assisti, na rua Halfeld, a volta dos pracinhas da Segunda Grande Guerra Mundial".
E mesmo ela tendo ruas conhecidas e otros sendo, para Wilson Cid ela é a mais importante rua da cidade “Embora você diga qual a principal via pública da cidade: Avenida Rio Branco, talvez mais pela sua extensão, mas o coração está na rua Halfeld”.