top of page

O Cinearte Palace é hoje o último remanescente dos Cinemas de Rua de Juiz de Fora, ocupando o nobre espaço da esquina da Rua Halfeld com a Batista de Oliveira dede 1948.

 

Essa famosa esquina, que antes sediou um casarão colonial em que funcionava a “Casa Cirino”, de comércio de armarinhos e tecidos, sofreu um incêndio nos anos 20, que acabou com o prédio.

 

Em 1941, chega à prefeitura um pedido de licença para a construção de um prédio destinado a um cinema e um salão de festas. O pedido era de Nassan José Assad e, depois de aceito, teve estrutura projetada pelo engenheiro elétrico Armelindo Spegolon e executada pela construtora José Abramo. 

 

Assim, após sete anos de obras, inaugura-se o prédio em Art Decó, com capacidade para 1.005 pessoas, chamado Cine Palace. A estreia foi em 19 de novembro de 1948 com a exibição do filme "Quando os Deuses Amam".

Palace:

Uma das esquinas mais nobres da cidade desde 1948

Porém, após passar por diversas mudanças na administração, o Cine Palace encerrou suas atividades.  A última exibição nesse período foi em 18 de novembro de 1984, do filme “O sentido da vida”.

 

O prédio passou por um período de abandono, sendo que em 10 de abril de 1992 o projeto de tombamento do imóvel como Patrimônio Histórico do Município foi aceito. No ano de 1999, após aproximadamente 7 meses de obras de recuperação, o cinema reabriu as portas em 1º de setembro do referido ano, sob o nome de Cinearte Palace.

 

O Palace hoje

 

Atualmente o cinema conta com duas salas, sendo uma com capacidade para 225 pessoas e outra para 187. Dentre os projetos de divulgação em busca de um crescimento e popularização do cinema, o Cinearte Palace conta com o projeto Sessão Cidadão, que realiza exibições com preços mais acessíveis.

 

Luciana Altomari,  gerente do Palace há 5 anos, afirma a importância do evento e a colaboração da Funalfa. “Atualmente temos uma parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora, no qual possibilitamos pessoas ter acesso a cultura pagando um valor simbólico de R$ 1,00 pela sessão. Esta sessão denominada Sessão Cidadão é coordenada pela Funalfa e são exibidas todas as terças e quintas-feiras às 19h.”

 

Sobre a programação, a gerente destaca o Palace como cinema de rua que traz possibilidades de filmes diferentes dos outros pontos de Juiz de Fora. “O Palace, devido a sua programação diversificada que atinge tanto público infantil quanto os 'americanizados' ou seja,  blockbusters, possui também filmes culturais com diretores renomeados,  garantindo um público seleto para os cinéfilos, ou seja, os verdadeiros amantes do cinema", acredita Luciana.

 

Para o cineasta juizforano Nilson Alvarenga, um dos organizadores do Festival Primeiro Plano – tradicional mostra de cinema da cidade -, o Palace teve e continua tendo grande importância no cenário cultural da cidade. “ Hoje, se temos o cinema presente em Juiz de Fora, parte se deve a isso. Mas com o tempo as salas de shopping começaram a dominar, as pessoas começaram a se sentir mais atraídas pelo shopping que o cinema de rua. E essa questão influencia muito. No shopping a pessoa tem diversas coisas para fazer, poucas vezes vai só ao cinema. E o público desses lugares é desde crianças até o avô. Mesmo com alguns problemas de projeção e som que persistem, se hoje ainda conseguimos ver no cinema algum filme fora da grade padrão dos shoppings, é lá.”

 

Festival Primeiro Plano retorna esse ano ao Palace, local que recebeu a primeira edição do Festival, em 2002. O evento acontece entre os dias 15 e 20 de dezembro, com exibição de mais de 50 produções nas mostras competitivas. Sobre o retorno e a parceria, Nilson afirma que há algo muito produtivo para os dois lados e as expectativas são boas. “Fomos recebidos muito bem pelo Palace. Essa ajuda mútua deve render bons frutos para ambos e esperamos contribua para um crescimento desse lugar tão importante para a cidade”.

 

O que não faltam são motivos para visitar esse local. Seja pela história, pela estrutura, por projetos e festivais ou simplesmente para ver um filme. Vale à pena conferir e ver arte por todos os lados.

 

 

 

Por Jordan Pereira

Foto: Igor Visentin

Vida Cultural no Calçadão

Igor Visentin, Jéssica Vitorino, Jordan Pereira e Vaninha Black

Faculdade de Jornalismo - UFJF

 

 

© 2014. Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • b-googleplus
bottom of page